quinta-feira, 21 de março de 2013

Processo de desertificação no Brasil e no Mundo

Por Lucas Lobato

Nos últimos anos, se tornaram comuns, no Brasil, os desastres naturais como as chuvas torrenciais que atingiram na última semana a cidade de Petrópolis (RJ). Em apenas um dia, o índice de precipitação chegou a 400mm. A média para a região durante um ano é de 1500mm. Tal fenômeno é comum em áreas desérticas, onde pelo contrario do que se pensa, chove durante um ou poucos dias, a chuva de todo o ano.

Fica claro que a natureza nos alerta sobre a devastação do meio natural produzida pelo homem como o desmatamento, a impermeabilização do solo, o aceleramento do aquecimento global e os altos índices de poluição.










A principal causa da desertificação é a retirada predatória e em grande escala dos recursos através de:
-Manejo inadequado do solo e da água,
-Desenvolvimento de atividades agropecuárias,
-Mineração,
-Irrigação mal planejada,
-Desmatamento indiscriminado,



No Brasil a desertificação é  causada, principalmente, pela agricultura não adaptada aos ecossistemas, que resulta na redução da fertilidade dos solos, pela erosão e salinização dos mesmos, assim como o esgotamento dos aquíferos. Essa situação tende a piorar, tendo em vista a intensificação da produção agrícola com objetivos meramente econômicos. Já é possível identificar muitos focos de "novos desertos" em vários estados brasileiros, inclusive dentro da Floresta Amazônica, e o pior, na maioria dos casos o processo é irreversível.

Cabe a nós criar novas perspectivas, mudando nosso hábitos e cobrando a mudança do processo de crescimento econômico do país em busca do Desenvolvimento Sustentável do Brasil.

Como podemos fazer nossa parte?


- Reduzir o desperdício de água
-Reduzir o consumo dos resíduos sólidos (Pense de novo os 7R's)
-Diminuir o consumo de energia elétrica
-Diminuir o consumo de combustíveis fosseis como a gasolina. Utilizando meios de transporte públicos e bicicletas. Caso sua cidade não disponha de um sistema eficiente, una-se a outras pessoas e cobre mudanças na câmara municipal. Os vereadores devem trabalhar para melhorar a qualidade de vida no município.
-Plante uma árvore! Além de melhorar a qualidade de vida de todo o ecossistema do qual fazemos parte, é uma ótima terapia.

Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário