FAÇA VOCÊ MESMO



Faça você mesmo, separe o material e RECICLE.

Mande sua experiência em fotos ou vídeos para o nosso mural. 

 

Puff de garrafas PET - PASSO A PASSO

Aprenda passo a passo como fazer uma peça de artesanato reciclado, um puff de garrafas pet, uma peça que é útil, bonita, moderna e ecologicamente correta, esse móvel ainda pode ajudar você a ganhar dinheiro extra. E é facílimo de fazer!
Foi-se o tempo em que reciclagem era coisa de meia dúzia de gatos pingados. Com o planeta cada vez mais pedindo socorro, transformar lixo em luxo  virou moda e tem conquistado cada vez mais pessoas dispostas a ter uma vida mais ecológica.
Quer oportunidade melhor para dar uma cara nova à sua casa sem gastar fortunas? A artesã Maria Cristina Pereira da Silva aproveitou essa onda verde para montar um lindo pufe de garrafas pet.
Com materiais que todo mundo tem em casa, ela ensina como fazer a peça e sugere: “Você pode vender por R$ 25″. Prepare-se para anotar as encomendas!

Pronto em 6 passos, este PUFF é fácil de fazer!
Você vai precisar de:
  • 32 garrafas pet de formato igual
  • 1 almofada ou travesseiro velho
  • 1 rolo de fita adesiva transparente
  • 1 estilete
  • 1,70 m de tecido
  • Linha e agulha
  • Linha de crochê para o bordado (opcional)
As garrafas pet podem ser de dois litros ou de 2,5 você que escolhe.

Passo a passo Puff de garrafas PET

1. Corte 16 garrafas na altura em que afunilam. Descarte os bicos e encaixe-as nas garrafas que ficaram inteiras.
2. Separe as garrafas de duas em duas, alternando um bico para cima, outro para baixo. Prenda com fita.

3. Monte uma fileira com quatro garrafas e reforce com fita adesiva. Mantenha os bicos alternados.
4. Junte 4 fileiras de garrafas, formando um quadrado. Reforce cada junção novamente usando a fita adesiva.

5. Prenda o travesseiro ou a almofada na parte de cima, usando a mesma fita adesiva. Ele deixará o pufe macio.
6. Faça uma capa bonita com um tecido de sua preferência e enfeite como quiser. Cubra o pufe com ela.
Pronto!

Outras idéias para fazer Puff de garrafas PET:
Puff de garrafas PET
Puff de garrafa Pet feito por Selma Regina de Souza:
Puff de garrafas PET
Puff triângulo de garrafas PET

Publicado em: http://artesanatobrasil.net


Jardim verde


Para terminar nossa Boa da Semana, uma ideia simples encontrada por um morador da Savassi. Ere Magalhães, estudante de Ciências Econômicas, aprendeu com sua mãe a reutilizar garrafas PET para fazer vasos onde cultiva salsinha, tomilho, manjericão e outras ervas. Parece pouco, mas Ere afirma que além de conferir um novo uso às garrafas, os vasos garantem um tempero cultivado sem toxinas sempre ao alcance. Para os mais críticos, quem sabe a ideia não sirva como terapia? Não custa tentar.
Para fazer o vaso, basta cortar uma garrafa PET ao meio e inserir a parte superior na inferior de cabeça para baixo. Depois é só encher a abertura primeiro com pedras, para que a terra não caia, e terra. Então é só plantar e molhar regularmente. Como a parte inferior fica fechada, o vaso não propicia a reprodução de mosquitos transmissores da Dengue.

Reciclagem com Garrafas PET 

 


 
Aproximadamente em 1988 a garrafa descartável feita com polietileno tereftalato – ou PET, como conhecemos – surgiu como opção leve e barata para substituição das pesadas e de alta manutenção, garrafas de vidro. Infelizmente, não foi lançada em conjunto com as embalagens uma solução para o recolhimento e reutilização das mesmas, muito menos reciclagem.

O Brasil produz anualmente cerca de 3 bilhões de garrafas PET, um produto 100% reciclável, mas o volume de reciclagem atualmente beira os 50%. Isso significa na prática que pelo menos 1 bilhão e meio de plástico não-biodegradável é descartado no meio ambiente por ano, o que significa algumas centenas de anos para absorção na natureza.
Existem diversos projetos de recolhimento de PET para reciclagem no Brasil, que são utilizados tanto na geração de outros produtos como brinquedos, móveis, arte e até barcos, como também são triturados e reprocessados para darem origem a novas garrafas e outros objetos feitos com polietileno. A grande vantagem, além da óbvia preservação do meio ambiente, é o custo. Uma garrafa de polietileno reciclado custa cerca de 40% menos que a tradicional e a maneira como a reciclagem é feita elimina qualquer possibilidade de contaminação ou queda na qualidade do produto final. É uma perfeita garrafa PET, só que a matéria-prima já veio semi-pronta.

Produtos feitos com garrafa PET

Móveis feitos com PETO mais interessante dos produtos derivados, talvez seja a camiseta. É, leu certo, dá pra fazer camiseta de garrafa PET. Mas não são aquelas fantasias de escola de samba, não. Durante o processo de reciclagem, o material é moí­do, transformado em flocos e depois extraí­das as fibras (poliester). Misturadas normalmente com igual parte de fibras de algodão, viram camisetas normais. Você pode estar usando uma agora sem saber.

Ainda existem também as mentes criativas do povo brasileiro, capazes de inventar coisas como um aquecedor de água feito com material reciclado, iluminação interna aproveitando o sol e feita com garrafas PET, móveis baratos, resistentes e confortáveis feitos com garrafas e suportes para plataformas flutuantes, economizando na madeira antes utilizada. Valem cada clique.

Quer saber mais?

 

RECICLAGEM PARA MUDAR A VIDA 

 

 


12 DICAS PARA RECICLAR



 

 Reciclagem de Copos descartáveis

     




RECICLAGEM DE GARRAFAS PET







Nenhum comentário:

Postar um comentário