quinta-feira, 21 de março de 2013

Processo de desertificação no Brasil e no Mundo

Por Lucas Lobato

Nos últimos anos, se tornaram comuns, no Brasil, os desastres naturais como as chuvas torrenciais que atingiram na última semana a cidade de Petrópolis (RJ). Em apenas um dia, o índice de precipitação chegou a 400mm. A média para a região durante um ano é de 1500mm. Tal fenômeno é comum em áreas desérticas, onde pelo contrario do que se pensa, chove durante um ou poucos dias, a chuva de todo o ano.

Fica claro que a natureza nos alerta sobre a devastação do meio natural produzida pelo homem como o desmatamento, a impermeabilização do solo, o aceleramento do aquecimento global e os altos índices de poluição.










A principal causa da desertificação é a retirada predatória e em grande escala dos recursos através de:
-Manejo inadequado do solo e da água,
-Desenvolvimento de atividades agropecuárias,
-Mineração,
-Irrigação mal planejada,
-Desmatamento indiscriminado,



No Brasil a desertificação é  causada, principalmente, pela agricultura não adaptada aos ecossistemas, que resulta na redução da fertilidade dos solos, pela erosão e salinização dos mesmos, assim como o esgotamento dos aquíferos. Essa situação tende a piorar, tendo em vista a intensificação da produção agrícola com objetivos meramente econômicos. Já é possível identificar muitos focos de "novos desertos" em vários estados brasileiros, inclusive dentro da Floresta Amazônica, e o pior, na maioria dos casos o processo é irreversível.

Cabe a nós criar novas perspectivas, mudando nosso hábitos e cobrando a mudança do processo de crescimento econômico do país em busca do Desenvolvimento Sustentável do Brasil.

Como podemos fazer nossa parte?


- Reduzir o desperdício de água
-Reduzir o consumo dos resíduos sólidos (Pense de novo os 7R's)
-Diminuir o consumo de energia elétrica
-Diminuir o consumo de combustíveis fosseis como a gasolina. Utilizando meios de transporte públicos e bicicletas. Caso sua cidade não disponha de um sistema eficiente, una-se a outras pessoas e cobre mudanças na câmara municipal. Os vereadores devem trabalhar para melhorar a qualidade de vida no município.
-Plante uma árvore! Além de melhorar a qualidade de vida de todo o ecossistema do qual fazemos parte, é uma ótima terapia.

Fontes:


terça-feira, 19 de março de 2013

Suporte para carregador de celular

Se o seu carregador não alcança a tomada, a solução é simples: basta criar um suporte com a embalagem de sabonete líquido, shampoo e tantos outros materiais!
Use sua criatividade!

domingo, 17 de março de 2013

Criatividade para Reciclar


Confira as fotografias. 
São luminárias e cortinas lindas feitas com o fundo de garrafas pet.
Visite o link de Michelle Brand. RECICLE UMA IDEIA!


http://michellebrand.tumblr.com/Cascade

 





 http://michellebrand.tumblr.com/Flowerfall

No Como Fazer Tudo Artesanato tem outra dica com o corpo da garrafa pet. 

Assista o vídeo! 
Mais uma ideia do que você pode fazer  as garrafas Pet. 

Publicado em: http://www.larcriativo.com/ 
http://www.larcriativo.com

CADEIRA COM GARRAFAS PET



CADEIRA COM GARRAFAS PET
É fácil montar móveis com garrafas PET? Agora que a técnica foi desenvolvida, a resposta é sim.
Se hoje a confecção de móveis com garrafas PET já está se tornando uma prática conhecida, isto se deve ao espírito inventivo e ao pioneirismo do Prof. Sebastião Feijó, criador da técnica.
Material necessário:
  • Garrafas plásticas de dois litros (200 a 250 para a poltrona e 40 a 50 para o pufe)
  • Tesoura
  • Fita adesiva larga (ou barbante nº 6/8)
Etapas:

 

1 - MONTANDO A PEÇA DE RESISTÊNCIA

1.1 Separe uma garrafa limpa, vazia e sem rótulo. Vamos chamá-la de peça "a":
1.2 Pegue uma garrafa e corte-a ao meio. Vamos chamar a parte de baixo de peça "b" e a de cima de peça "c":    
1.3 Corte outra garrafa ao meio. Vamos chamar a parte de baixo de peça "d" e a de cima de peça "e":    
1.4 Encaixe a peça "c" dentro da peça "b":
DICA: use uma chave de fenda para ajudar a encaixar as peças.
pet-1f.jpg (6718 bytes)   
1.5 Encaixe a peça "a" dentro da peça "b+c":       
1.6 Encaixe a peça "d" por cima da peça "a+b+c" pet-1j.jpg (11462 bytes)    

      

    

Está pronta a PEÇA DE RESISTÊNCIA.



2 - MONTANDO O ASSENTO DA CADEIRA


2-1. Faça 16 peças de resistência e prenda-as, duas a duas, com fita adesiva, formando oito duplas: pet-2a.jpg (13086 bytes)
2-2. Junte novamente os conjuntos de dois em dois, formando quatro grupos de quatro peças de resistência: pet-2b.jpg (16774 bytes)
2-3. Mais uma vez amarre de dois em dois, formando dois grupos de oito peças de resistência: pet-2c.jpg (27872 bytes)
2-4. Amarre os dois grupos de oito peças de resistência para formar o ASSENTO DA CADEIRA:pet-2d.jpg (42486 bytes)

3 - MONTANDO O ENCOSTO DA CADEIRA



3 - MONTANDO O ENCOSTO DA CADEIRA
3-1. Encaixe três peças "b+c" por cima da peça de resistência, formando um tubo. Faça dois tubos dessa maneira.     
3-2. Faça mais dois tubos, dessa vez encaixando quatro peças "b+c" sobre a peça de resistência. Amarre os quatro tubos com fita adesiva para formar o ENCOSTO DA CADEIRA:
3-3. Faça mais dois tubos, dessa vez encaixando quatro peças "b+c" sobre a peça de resistência. Amarre os quatro tubos com fita adesiva para formar o ENCOSTO DA CADEIRA: pet-3c.jpg (39102 bytes)
3-4. Junte o ENCOSTO ao ASSENTO com várias voltas de fita adesiva para ficar bem firme.
ESTÁ PRONTA A CADEIRA!
pet-final.jpg (70515 bytes)

sábado, 16 de março de 2013

Piso feito com tampinhas

Plante!

Não jogue fora, plante...É fácil plantar abacaxi, plante o seu também! Fica a dica da fan page juventude sustentável... coloque na água até enraizar e depois..plante

Reciclagem de Copos descartáveis

Espaço Amape ensina curiosidades da reciclagem para crianças no Recife

Reciclagem com Garrafas PET

Reciclagem com Garrafas PET 

 

BARCOS COM GARRAFAS PET RECICLADAS

Reportagem com Lucivaldo, construtor de  barcos com garrafas pet recicladas


sexta-feira, 15 de março de 2013

DICAS PARA RECICLAR GARRAFAS PET

12 DICAS PARA RECICLAR

Como mudar sua rotina e colaborar com a reciclagem de lixo. Abra sua mente!

RECICLAGEM PARA MUDAR A VIDA

RAP DA RECICLAGEM NO CASTELO RÁ TIM BUM

O Ratinho ensina como fazer reciclagem com esse rap muito divertido!

Redução de Resíduos

Você pode descartar corretamente seu lixo, fazer sabão com óleo de cozinha, montar um jardim reciclado dentro de casa ou contribuir com uma nova ideia.

Bruno Fonseca


Ei, você que resolveu ler este post. Adianto que aqui você não irá encontrar nenhuma solução mágica para resolver todos os problemas do mundo. Mas quem sabe uma mãozinha não venha a calhar? Pois esse é o espírito da boa desta semana, que traz ações simples que algumas pessoas que moram, trabalham ou passam pela Savassi resolveram colocar em prática.
E se você também faz algo pelo meio ambiente ou conhece outro bom exemplo, envie para a gente! Se o planeta parece tão grande, quem sabe começar pelo bairro não seja mais adequado?

O disquete do vovô não roda mais

Foto: naSavassi
Posto de recolhimento de lixo elétrico e eletrônico no Pátio Savassi.

Houve o tempo em que videocassete era o máximo. As pessoas utilizavam monitores de computador que pesavam facilmente uns 10 kg. E, pasmem, disquetes de 720 KB guardavam todos os seus arquivos importantes. Pois é, tudo isso é passado, mas tem muita gente por aí bancando de museu e sem saber o que fazer com tanta relíquia.

O problema é que esse tipo de equipamento não pode ser descartado no lixo comum. “Desses produtos podem vazar elementos como mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio, que irão contaminar o ar ou os lençóis subterrâneos”, explica Lucio Di Domenico, presidente da ONG Descarte Certo, um dos parceiros da Semana Mineira de Redução de Resíduos, evento que acontece justamente nesta semana.
Até esta sexta (25), a Semana Mineira de Redução de Resíduos, que também ocorre na Europa, está propondo uma série de eventos para buscar soluções relação à produção de lixo. Dentre elas, está a destinação correta do lixo elétrico e eletrônico, como os videocassetes, monitores e disquetes citados anteriormente. E a Savassi ganhou um ponto de coleta, localizado no piso G3 do Pátio Savassi.
Segundo os organizadores do ponto de coleta, o baú, feito de material reciclado, está se enchendo todos os dias. Para se ter uma ideia, além de muitos monitores, teclados e caixas de som, as pessoas já entregaram barbeadores, telefones antigos e até máquinas de escrever elétricas. E você? O que está esperando para desencostar aqueles CDs antigos que você insiste em esconder no fundo do armário?

Um barbeador que mais parece um rádio, uma máquina de escrever elétrica que ainda funciona e um gravador de voz em fita cassete foram alguns dos itens recolhidos no Pátio. O que ainda funcionar poderá ser doado.


Uma mão lava a outra

Foto: naSavassi
A professora de Química e o sabão feito de óleo de cozinha usado.

Durante uma excursão de colégio, Maria José Fonseca, professora de Química do Colégio Santo Antônio, localizado na Savassi, levou alunos do Ensino Médio para conhecer estações de tratamento de água e esgoto. Uma das informações que mais marcou a professora foi o apelo dos profissionais das estações sobre o descarte incorreto de óleo. “Eles explicaram que o óleo, quando chega aos rios, impede a oxigenação e acaba matando muitas espécies. Até no esgoto o óleo é um problema, pois ele cria uma escuma que dificulta e torna muito mais caro o tratamento, já que é preciso oxigenação”, detalha.

Depois da visita, Maria José pesquisou e encontrou uma receita de sabão feito a partir de óleo usado – estava aí a solução. Ela comprou material, testou variações da receita e encontrou uma na qual se elimina o cheiro da soda cáustica, a mistura aquece pouco e o cheiro do óleo não permanece no sabão. “Percebi que deveríamos começar da escola para a rua. Fizemos o sabão no colégio e cada aluno do 2º ano entregou para um professor ou funcionário, junto com a receita e locais onde é possível entregar o óleo usado, caso você não queira fazer o sabão”, conta.

A ideia deu certo e, durante um evento na Praça da Assembleia, foram distribuídos mais de 600 sabões. Além disso, a professora organizou uma gincana para os alunos criarem rótulos que foram utilizados nas peças. O produto, ela garante, pode ser usado para lavar louças e roupas – e até inclui efeito alvejante. O cheiro do sabão nem de longe lembra óleo usado, a única restrição é evitar óleo de fritura de peixe, que possui odor forte. “Muita gente joga óleo pelo encanamento porque não sabe as consequências, por isso é importante conhecer como é feito o tratamento de esgoto e água. As pessoas acham que basta apenas jogar produto químico, mas o processo é totalmente biológico”, alerta.


Quer testar o sabão?

Gostou da solução encontrada pela professora? Pois se você mora na região da Savassi, temos um presente especial para você. É só enviar um e-mail para redacao@nasavassi.com.br que entregamos um desses sabões na sua casa, junto à receita, para você testar. Temos apenas oito sabões que serão entregues aos primeiros que enviarem e-mail.

Confira como fazer o sabão aqui - Receita de sabão de óleo de cozinha
Prefere entregar o óleo usado? Veja os locais de entrega em Belo Horizonte
Pontos de Coleta Domiciliar
Sistema Educacional 1° passos
Rua Cristina 158, Bairro Carmo, Belo Horizonte – MG – Fone: (31) 3227-2249‎

Colégio Santa Dorotéia
Rua Chicago 240, Bairro Sion, Belo Horizonte – MG – Fone: (31) 3285-2245
Comunidade Nossa Senhora da Piedade
Rua Bolívar 328, Bairro União, Belo Horizonte – MG – Fone: (31) 3486-7719
Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Rua Francisco Leão Correia 47, Bairro União, Belo Horizonte – MG
Comunidade São Joaquim e Santana
Rua Lauro Gomes Vidal, 359 | Bairro Dom Joaquim
Ecopontos de Coletas em Supermercados na Grande BH

Supermercado Epa
LOJA 10 – Rua Pará de Minas. Bairro Padre Eustáquio, Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP 30.730-440, Tel: 031 3462-4463.
LOJA 12 – Av. Presidente Antonio Carlos, 8000. Bairro Aeroporto, Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP 31.270-010, Tel: 031 3389-5600.
LOJA 13 – Av. Cristiano Machado, 2.250. Bairro Cidade Nova, Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP 31.170-800, Tel: 031 3481-7977.
LOJA 18 – Rua Monteiro Lobato, 488. Bairro Ouro Perto, Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP 31.310-530, Tel: 031 3498-1809.
LOJA 19 – Av.Vilarinho,1300 – Lj 43. Bairro São Pedro/Venda Nova, Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP 31.610-070, Tel: 031 3451-4023.
LOJA 06 – Rua Boaventura, 1784. Bairro da Liberdade. Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP 31.270-310, Tel: 031 3496-9498.
LOJA 48 – Av.Flávio dos Santos, 500. Bairro Floresta, Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP 31.015-150, Tel: 031 3468-4797.
LOJA 65 – Av. Abílio Machado, 3075. Bairro Jardim Inconfidência, Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP 30.830-000, Tel: 031 3474-8295.
LOJA 82 – Rua Waldomiro Lobo, 1.499. Bairro Guarani, Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP 31.814-620, Tel: 031 3433-3441.
LOJA 03 – Rua Conselheiro Lafaiete, 735. BairroSagrada Família, Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP 31.030-010, Tel: 031 3482-6266.
LOJA 04 – Rua Mário Martins, snº. Bairro Pompéia, Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP 30.280-450, Tel: 031 3482-4523.
LOJA 07 – Av. Olinto Meireles, 370. Bairro Barreiro, Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP 30.640-010, Tel: 031 3384-1766.
LOJA 09 – Rua Joaquim Nabuco, 208. Bairro Nova Suíça, Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP 30.460-040, Tel: 031 3371-7282.
LOJA 34 – Rua Coração Eucarístico de Jesus, 80. Bairro Coração Eucarístico, Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP 30.535-460, Tel: 031 3375-6048.
LOJA 88 – Rua Platina, 1.600. Bairro Calafate, Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP 30.480-240, Tel: 031 3334-1387.
LOJA 69 – Rua Extrema, 95. Bairro Guanabara, Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP 32.115-260, Tel: 031 3357-9469.
LOJA 79 – Av. Úrsula Paulino, 2405. Bairro Betânia, Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP 30.580-000, Tel: 031 3383-1522.
LOJA 87 – Av. João XXIII, 495. Bairro Alipio de Melo, Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP 30.820-660, Tel: 031 3473-6802.
______________________________________________________________________
Supermercado Super Nosso
LOJA CRUZEIRO
Endereço: Av. Afonso Pena, 3.328
Telefone: (31) 3223-5559
Funcionamento: Seg. a Sex. de 07:30 as 23:00 |Sáb: 7:30 as 22:00 | Dom: de 08:00 as 20:00
LOJA GUTIERREZ
Endereço: Rua André Cavalcanti, 223
Telefone: (31) 3291-0513
Funcionamento: Seg. a Sáb: de 07:30 as 22:00 | Dom: de 08:00 as 20:00
LOJA LOURDES
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 2.001
Telefone: (31) 3295-5060
Funcionamento: Seg. a Sáb: de 07:30 as 23:00 | Dom: de 08:00 as 22:00
LOJA LUXEMBURGO – loja ecológica
Endereço: Rua Guaicuí, 355
Telefone: (31) 3344-5977
Funcionamento: Seg. a Sáb: de 07:00 as 23:00 | Dom: de 07:00 as 22:00
LOJA NOVA LIMA – loja ecológica
Endereço: Rodovia MG 30, 8.625 – Shopping Serena Mall
Telefone: (31) 3581-2531
Funcionamento: Seg. a Sáb: de 08:00 as 22:00 | Dom: de 08:00 as 18:00
LOJA XÚA – loja ecológica
Endereço: Av. Senhora do Carmo, 2.780
Telefone: (31) 3264-1789
Funcionamento: Seg. a Sáb: de 07:30 as 23:00 | Dom: de 08:00 as 22:00
______________________________________________________________________
Supermercado Via Brasil
Av. Afonso Vaz de Melo, 465, Bairro Barreiro de Baixo, Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30.640-070. Tel: 031 3384-9121.
Av.João César de Oliveira, 1275 Bairro Cidade Jardim Eldorado, Contagem, Minas Gerais.
CEP: 32.315-000. Tel: 031 3911-6778.
Av. Pedro I, 402, Bairro Jardim Atlântico. Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP:31.710-000. Tel: 031 3495-4841.
______________________________________________________________________
Supermercado Mart Plus
Rua Iraí, 235 Vila Paris, Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP:30380-640. Tel: 031 3296-4550.
Av. Uruguai, 045, Bairro Sion, Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30310-300. Tel: 031 3287-8943.
Av. Barão Homem de Melo, 3095, Bairro Estoril, Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30450-250. Tel: 031 3378-3613.
Rua Képler, 405 Bairro Santa Lúcia, Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30.360-240. Tel: 031 3293-7523.
Av.Contorno, 4.255 Bairro São Lucas, Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30.110-090. Tel: 031 3227-0819.
______________________________________________________________________
Laboratórios Hermes Pardini
Avenida Cristiano Machado 2711, Bairro Ipiranga, Belo Horizonte, MG- Fone: (031)3228-6200
Avenida Cristiano Machado 597, Bairro da Graça, Belo Horizonte, MG- Fone: (031)3228-6200
Rua São Paulo 893, Bairro Centro, Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG- Fone: (031)3228-6200
Rua Úrsula Paulino 387, Bairro Cinquentenário, Belo Horizonte, MG- Fone: (031)3228-6200
Avenida Vilarinho 899 a 903, Bairro Venda Nova, Belo Horizonte, MG- Fone: (031)3228-6200
Rua Aimorés 66, Bairro Funcionário, Belo Horizonte, MG- Fone: (031)3228-6200
Avenida Amazonas 2904, Bairro Barroca, Belo Horizonte, MG- Fone: (031)3228-6200
Rua Pará de Minas 867, Bairro Padre Eustáquio, Belo Horizonte, MG- Fone: (031)3228-6200
Avenida Pedro II 2087, Bairro Carlos Prates, Belo Horizonte, MG- Fone: (031)3228-6200
Avenida Bandeirantes 1808, Bairro Mangabeiras, Belo Horizonte, MG- Fone: (031)3228-6200
Avenida Bernado Monteiro 842, Bairro Santa Efigênia, Belo Horizonte, MG- Fone: (031)3228-6200
______________________________________________________________________
Supermercado Walmart
Avenida Portugal, n°5.000, Bairro Pampulha, Belo Horizonte, MG
Fone:(031)3413-2371
______________________________________________________________________
Ambientação
Avenida Prefeito Américo Gianetti, S/N, Bairro Serra Verde, Belo Horizonte, MG
Fone:(031)3915-1788
______________________________________________________________________
Associaçao da Caixa Economica Federal
Praça São Francisco, n°05, Bairro Pampulha, Belo Horizonte, MG
Fone: (031)3439-5000
______________________________________________________________________
Apoio Mineiro
Avenida Silviano Brandão, n°3.001, Bairro Horto, Belo Horizonte, MG
Fone:(031)3489-4848
______________________________________________________________________
ULTRAMIG
Avenida Afonso Pena, n°3.400, Bairro Cruzeiro, Belo Horizone, MG
Fone:(031)3263-7500
______________________________________________________________________
Banco do Brasil
Rua da Bahia,n°2500, Bairro Lourdes, Belo Horizonte, MG
Fone: (031)3280-6140
Rua Rio de Janeiro, n°750, Bairro Centro, Belo Horizonte, MG
Fone:(031)3217-3868
______________________________________________________________________
Shopping Boulevard
Avenida dos Andradas, n°3.000, Bairro Santa Efigênia, Belo Horizonte, MG.
Tel:(031)2571-7518
______________________________________________________________________
Associaçao de Cultura Jardim Alvorada
Rua Flor do Norte,n°255, Bairro Jardim Alvorada, Belo Horizonte, MG
Fone:(031)3418-1730
______________________________________________________________________
Escola Estadual Madre Carmelita
Avenida Antônio Francisco Lisboa, n°500, Bairro Pampulha, Belo Horizonte, MG
Fone:(031)3411-1079
Colégio Master
Rua Santa Alexandrina 424, Bairro Milionarios, Belo Horizonte, MG
Fone: (031)3381-6400
______________________________________________________________________
Instituto Libertas de Educação e Cultura
Rua Professor Djauma Guimarães 140, Bairro Mangabeiras, Belo Horizonte,-MG
Fone: (031)3225-0693
______________________________________________________________________
Escola Estadual Barão de Macaúbas
Rua David Campista 42, Bairro Floresta, Belo Horizonte, MG
Fone(031)3222-3534
______________________________________________________________________
Colégio Marista Dom Silvério
Rua Lavras 225, Bairro São Pedro, Belo Horizonte, MG
Fone: (031)2125-0397
______________________________________________________________________
Colégio São Paulo
Rua Eduardo Porto 488, Bairro Cidade Jardim, Belo Horizonte, MG
Fone: (031)3253-8400
______________________________________________________________________
Supermercado Carrefour Comércio e Ind. LTDA
Avenida Prudente de Moraes 374, Bairro Cidade Jardim, Belo Horizonte, MG
Fone: (031)32977688
______________________________________________________________________
PUC- Minas
Rua Dom José Gaspar 500, Bairro Coração Eucarístico, Belo Horizonte, MG
Fone: (031)3319-4382
______________________________________________________________________
Secretaria do Meio Ambiente
Rua Afonso Pena, n°4000, Bairro Cruzeiro, Belo Horizonte, MG
Fone:(031)3241-0090


Jardim verde


Para terminar nossa Boa da Semana, uma ideia simples encontrada por um morador da Savassi. Ere Magalhães, estudante de Ciências Econômicas, aprendeu com sua mãe a reutilizar garrafas PET para fazer vasos onde cultiva salsinha, tomilho, manjericão e outras ervas. Parece pouco, mas Ere afirma que além de conferir um novo uso às garrafas, os vasos garantem um tempero cultivado sem toxinas sempre ao alcance. Para os mais críticos, quem sabe a ideia não sirva como terapia? Não custa tentar.
Para fazer o vaso, basta cortar uma garrafa PET ao meio e inserir a parte superior na inferior de cabeça para baixo. Depois é só encher a abertura primeiro com pedras, para que a terra não caia, e terra. Então é só plantar e molhar regularmente. Como a parte inferior fica fechada, o vaso não propicia a reprodução de mosquitos transmissores da Dengue.

Semana Mineira de Redução de Resíduos

Ponto de coleta de lixo elétrico e eletrônico
Data: de 21 a 25 de novembro, das 10h às 22h.
Local: hall de elevadores do estacionamento G3 do Pátio Savassi, Av. do Contorno 6061
Seminário Resíduos da Indústria da Moda
Data:
 25 de novembro, das 10h às 18h.
Local: anfiteatro do piso L2 do Pátio Savassi, Av. do Contorno 6061
Inscrições: www.minasmenosresiduos.com.br
Entrada: gratuita